A pergunta que eu mais escuto dos pacientes com relação a homeopatia é essa: "Homeopatia trata casos agudos? Mas a resposta não é lenta? Sempre escuto falar que é demorado, como você vai dar homeopatia para tratar a tosse que meu filho está tendo agora? Dra, dá para tratar a febre com homeopatia?"
A verdade é que a homeopatia trata tanto casos crônicos como casos agudos. A forma de tratar é que é diferente. A dose do medicamento, a forma de administrar e a resposta esperada, tudo diferente nos casos crônicos e nos casos agudos. Podemos ter uma resposta clínica significativa em apenas minutos após a dose administrada, como às vezes devemos esperar dois meses para ver uma resposta.
Existe um aforismo muito sábio que diz: "É na enfermidade que o paciente demonstra a sua personalidade". Principalmente nas situações agudas é que surgem sinais e sintomas mais facilmente destacados pelos pacientes e seus acompanhantes e notados pelo médico.
Hahnemann, o grande mestre da homeopatia escreveu: "Os sintomas nos impressionam mais rapidamente, evidenciando-se aos nossos sentidos, necessitando de muito menos tempo para traçar o quadro patológico (...)".
Nas doenças agudas, a homeopatia se preocupa com o comportamento da criança na dor e na febre, o que mudou com a doença. Outro aspecto importante é o que pode ter sido a causa do adoecimento, tanto causas psíquicas, como causas físicas e de mudança climática. Também é igualmente importante o local que está afetado e a forma como é afetado.
Assim, que a criança toma o medicamento, observamos se haverá melhora em especial no sono, na alimentação, no comportamento. Essa melhora normalmente ocorre até em 2 horas. Se não há melhora nesse tempo, é sinal que o medicamento dado está errado e daremos novo medicamento. A melhora, então, é imediata se o medicamento for bem indicado.
Deixo o recado para os pais de que casos agudos podem e devem ser tratados homeopaticamente, uma vez que deixamos de ter efeitos colaterais de tanto medicamento químico que temos visto sendo dados de forma indiscriminada.
Oriento que se forem procurar um homeopata para tratar casos agudos, esse deve ser procurado o quanto antes, assim que iniciarem os sintomas. Deve sempre ser anotado pelos pais o valor da febre, como está o sono, a transpiração e a eliminação de fezes, urina e se há vômitos. Em especial, deve ser considerados mudança de comportamento e se houve algo diferente ocorrido na rotina da criança, como mudança de escola, briga com colegas, desentendimento com pais ou professores, entre outros.
Estou sempre à disposição para dúvidas. O meu consultório não tem sempre os horários cheios e se houver interesse de tratamento de casos agudos em homeopatia serão bem vindos!